quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Primeira Avaliação Presencial

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Disicplina: Educação e Cibercultura
Professor: Marcos Silva
Aluna: Vanessa Araújo Bernardes
Matrícula: 2008.1.03192-11

1-      Caracterize os três princípios da cibercultura, segundo Lemos e Lévy.

Os três princípios caracterizados por eles são: Liberação da emissão, conexão generalizada e reconfiguração social, cultural, econômica e política.
O primeiro princípio é o da liberação da emissão que seria a circulação da informação por diversas vozes. O segundo princípio seria o da conexão generalizada onde tudo está na rede, tudo se comunica. E o terceiro princípio é o da reconfiguração que se encontra presente na idéia de “remediação” explicada por Bolter e Grusin. Porém, a idéia de reconfiguração vai além da remediação de um meio sobre o outro, não significa substituir uma nova tecnologia por um antecedente, mas sim somá-las. Esses três princípios são responsáveis em concordância com as novas tecnologias digitais pela inteligência coletiva, que nada mais seria que a construção do saber em coletivo e em rede.

2-      Caracterize a nova paisagem midiática definida por Lemos e Lévy como “pós-massiva”.

Para que possa ser obtido o conceito de “pós-massiva”, se faz necessário compreender, em primeiro plano, o que seria “massiva”, dessa forma entende-se por massiva um fluxo centralizado de informação com o controle editorial do pólo de emissão por grandes empresas em processo de competição, financiadas pela publicidade. Já o conceito de pós-massiva, por sua vez, caracteriza-se pela descentralização, pela abertura do fluxo informacional que é permitido pela liberação da emissão, ou seja, da fala.  Elas permitem a personalização do consumo da informação, a produção livre e a circulação aberta e cooperativa dos produtos informacionais. Não necessitando de recursos financeiros nem de concessão do Estado, e os instrumentos de funções pós-massivas não competem necessariamente por verbas publicitárias e não estão centradas em um território específico. O fluxo comunicacional é mais próximo da conversação (todos - todos) do que da informação (um - todos).

3-      Que é inteligência coletiva e como Lemos e Lévy situam esse conceito na cibercultura?

Inteligência coletiva seria a construção do saber e do conhecimento em rede e em coletivo, onde os indivíduos são mais livres e, portanto, mais capazes de atualizar suas potencialidades, sendo que os procedimentos e ferramentas de cooperação intelectual são mais eficazes. Esses são os casos hoje em dia de trabalho cooperativo e livre que a internet possibilita, enfrentando, dessa forma os grandes monopólios de produção de informação no modelo de mídia de massa. Assim o conceito de inteligência coletiva se situa na cibercultura, sendo traduzida como democracia. Onde o indivíduo tem liberdade para criar, sendo dessa forma autônomo.

4-      Como a “esfera pública” se redefine na cibercultura.


A esfera pública está em inflação e em reorganização contínua. Elas se dobram se particularizam em pequenas e médias comunidades, reconstituem uma singularidade em tal ou tal zona de espaço semântico. Pode-se chamar de caráter fractal da conversação e da inteligência coletiva no ciberespaço, impulsionado pelas possibilidades pós-massivas das tecnologias digitais. Suas formas dinâmicas e complexas são reproduzidas perante uma rede viva, móvel e em contínua expansão da inteligência coletiva da humanidade.

Um comentário:

  1. Paula Hottum de Moraes21/11/2010, 07:04

    A internet possibilita que vozes antes emudecidas, que não podiam se expressar autenticamente, possam ser ouvidas,minimizando assim a chamada cultura do silêncio, em que as classes desfavorecidas se encontram semi-mudas ou mudas.Daí a internet ser vista como meio que possibilita uma real democracia,pois acaba com os mecanismos de opressão e provem a cada pessoa a possibilidade de pronunciar o mundo á sua maneira.

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