quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Primeira avaliação presencial da disciplina Educação e Cibercultura - Rodrigo Karl Fernandes

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Primeira avaliação presencial da disciplina Educação e Cibercultura

Aluno: Rodrigo Karl Fernandes

Prof. Marcos Silva

  
Caracterize os três princípios da cibercultura segundo Lemos & Lévy.

Segundo Lemos e Lévy , os três princípios da cibercultura são a liberação da emissão (ou palavra), a  conectividade geral e a reconfiguração social, política e cultural a partir do ciberespaço.  

A liberação da emissão, ou palavra, consiste na liberação do pólo de emissão, ou seja, há uma ruptura para com o modelo tradicional de emissor -> receptor, onde todos são emissores e receptores em potencial. Assim, a comunicação, antes unidirecional (ou vertical), se torna multidirecional (ou horizontal, democrática).

A conexão generalizada é caracterizada pela “conectividade planetária”, que, segundo Lemos & Levy, é marcada pela transformação do Computador Pessoal no Computador Conectado (este advindo do surgimento do conceito de rede, e, posteriormente, da internet). Neste contexto do “tudo em rede”, vive-se a era da computação ubíqua, onde as máquinas são onipresentes em nosso mundo, tudo e todos se comunicam, de alguma forma: tanto na esfera real quanto virtual.

Por reconfiguração social, política e cultural entende-se o novo cenário advindo da Web 2.0, bem como conseqüência direta da liberação do pólo de emissão, onde as práticas e modalidades sociais, políticas e culturais se atualizam, ganhando novas configurações, sem perda das anteriores


Que é “jornalismo cidadão” e quais suas possibilidades na blogosfera?
  
Com o avanço do processo de democratização da informação, possibilitado por fatores entre os quais a ascensão da cibercultura, o indivíduo passa a ter o papel não só de espectador / leitor / consumidor de informação. Ele passa a ser também  co-autor, interferindo, de fato, na construção, emissão e recepção de conteúdo. 

Está diretamente ligado ao conceito de participação colaborativa, possível a partir do advento da Web 2.0 e suas ferramentas de edição e publicação como blogs e wikis, bem como da popularização de câmeras digitais e celulares “inteligentes”.

Suas possibilidades na blogosfera são inúmeras, uma vez que, diante dos vários temas abarcados na vida cotidiana, o cidadão comum, que não está vinculado a nenhum veículo de comunicação de massa, pode se fazer ouvir. O mais importante talvez não seja o “se fazer ouvir”, mas sim a possibilidade de chamar atenção de outros cidadãos sobre determinado assunto, gerando discussões, debates, mobilização, etc. O conceito de jornalismo cidadão evidencia com maior clareza a descentralização do processo da comunicação, que deixa de ser exclusividade dos veículos de massa e passa a sofrer influência de qualquer indivíduo.


Distinguir “Web 1.0” e “Web 2.0”. Apresente exemplos comentados.

O início da Web – chamada de Web 1.0 – foi marcado pela exibição de páginas com base no Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), que quer dizer, basicamente, texto com hiperlinks – ligações entre páginas. Num segundo momento, com a evolução das linguagens de programação utilizadas nos sites, as páginas passaram a exibir, também, um melhor design de cores, sons e animações. Apesar deste modelo tender para o lado da comunicação unidirecional, neste cenário foi marcado o início do processo de democratização à informação, tornando possível a publicação online.

Após essa euforia de sons e cores, a rede “amadureceu” e surgiu então o conceito de Web 2.0, onde, além da publicação, surgiu a possibilidade de interação, tornando a comunicação realmente democrática e multilateral. Com a popularização da cibercultura e da Web 2.0 surgem inúmeras ferramentas de caráter sociabilizador, que tornam a produção de conteúdo possível para aqueles que não possuem conhecimento avançado de informática e internet (a publicação na Web 1.0 era restrita ou mediada por estes indivíduos). 

Exemplo de site da Web 1.0 que mostra somente hiperlinks, muitas cores, animações e até uma música de fundo. 

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Exemplo de site da Web 2.0, no formato de blog jornalístico de conteúdo colaborativo. Neste blog apenas um dos inúmeros colaboradores é jornalista. No entanto, não se segue o padrão jornalístico de noticiário. As informações aqui postadas seguem a lógica de informar aquilo que a comunidade de leitores do blog necessita: informações sobre tecnologia escritas por usuários de tecnologia.

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Que é “inteligência coletiva” e como Lemos e Lévy situam esse conceito na cibercultura?

Para lemos & Levy, inteligência coletiva existe a partir da cooperação de idéias e confronto dialético de pensamentos, bem como do compartilhamento de funções cognitivas como aprendizado e percepção. Sendo assim, o ciberespaço, a partir da liberação do pólo emissor e o advento da Web 2.0, seria a principal plataforma para a criação coletiva ou colaborativa. Como objetivo principal está a idéia de enriquecimento mútuo. “Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade.”

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