quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Primeira avaliação da disciplina Educação e Cibercultura

ALUNA: TATIANE FELIX DE CARVALHO

1-      Caracterize os três princípios da cibercultura, segundo Lemos & Levy.

   A cibercultura se caracteriza pela nova forma de conhecer e trocar conhecimentos de forma interativa utilizando cada vez mais a tecnologia como meio de propagação de conhecimento. De acordo com Lemos & Levy o que existe é uma aprendizagem coletiva, onde não há mais um conhecimento individual ou um órgão detentor e transmissor do conhecimento, pois através das mídias digitais, ele se dá de forma interativa e coletiva, existindo uma troca quase instantânea de informações. Diante deste novo cenário cultural surgiram também os três princípios básicos da cibercultura, são eles:
1° A liberação da emissão, ou seja, a liberação da palavra antes reprimida e atuando como simples expectadora, agora o que há é a constante trocas de opiniões e considerações feitas sobre a informação recebida;
2° Conexão generalizada, através do uso generalizado da rede de computadores e dispositivos digitais móveis, tudo está sempre conectado e todos a todo o momento passam a se comunicar, tornando a informação uma constante.
3° Reconfiguração social, cultural, econômica e política, isto é a adaptação das práticas informacionais e culturais existentes na sociedade a esta nova realidade da cibercultura, onde não há mais consumidores passivos da informação, mas a interação e a socialização da informação.

2-      Que é cibercidadania e cibercultura e quais são suas expressões sociotécnias?

   Entende-se por cibercultura as relações emergentes entre tecnologias de comunicação, informação e a cultura contemporânea, ela se caracteriza por modos de comportamento, pensamento, trabalho ou arte que passam pela internet e a conectividade.
   No que diz respeito à cibercidadania, é a forma como interagimos na cibercultura e as atividades que exercemos neste mundo de conectividade, logo, a cibercidadania se caracteriza pela interação social através das mídias digitais e do uso da conectividade tanto para a diversão, quanto para obter e emitir considerações sobre informações constantemente encontradas no mundo da conectividade.

3-      Que é “jornalismo cidadão” e quais suas possibilidades?

Com a emergência da cibercultura e consequentemente da liberação da emissão da palavra através dos meios digitais, a informação não é mais consumida de forma passiva, agora o cibercidadão, ou seja, o integrante da cibrecultura interage com a informação, ele escolhe o que o interessa e o que vai repassar e propagar, seja em seus blogs, sites, fórum de discussões e etc.
   O que víamos antes, no que diz respeito ao jornalismo, era a receptação da informação pronta, editada e escolhida por terceiros o que teríamos ou não acesso. Na atualidade, o que existe é o “jornalismo cidadão”, ou seja, agora não recebemos mais a notícia como meros expectadores, agora comentamos a notícia, ela é discutida e escolhemos o que realmente queremos ouvir e passar a diante, porque no ciberespaço a emissão da palavra é livre e mesmo que o jornalismo escolham aquela informação que teremos acesso, através da conectividade obtemos informações através de blogs, fóruns e outras redes sociais. A informação não depende mais de um mediador, ela encontra espaço livre na internet para se espalhar através da interatividade dos usuários da rede de comunicação on-line. Desta forma, o “jornalismo cidadão” se dá tanto na forma de comentários sobre informações jornalísticas recebidas dos jornais, quanto de denúncias e  críticas feitas através da rede, é a informação feita não por um único mediador, mais por vários emissores e expectadores.

4-       Como a “esfera pública” se redefine na cibercultura?

   Diante da cibercultura, a esfera pública está se reconfigurando, ou seja, ela está se adaptando a nova realidade cultural. O que antes era caracterizado pelo contato presencial agora está diante de uma nova realidade, onde as discussões são feitas através do ciberespaço, ou seja, através de mídias digitais conectadas como os computadores e celulares. Não é mais preciso um espaço físico para haver conversação ou trocas de informação, pode-se fazer isso através da conectividade. A esfera pública agora é a rede mundial da internet, onde tudo se torna público apenas por estar exposto a rede e dar a condição de comentários e discussões de outros. Desta forma, todos podem emitir uma opinião e comentários on-line tornando sua emissão pública, não dependendo mais dos meios de comunicação em massa como, a televisão, jornais e rádios.

      
8- Que é “inteligência coletiva” e como Lemos & Levy situam esse conceito na cibercultura?

   Com os avanços tecnológicos e a emergência da cibercultura, vimos também à liberdade de pensamento e expressão se ornar realidade a partir da internet. Hoje não há mais um monopólio da informação e intelectualidade pelas mídias massivas (escolas, jornais, programas formadores de opiniões). Com o advento das tecnologias de conectividade, não existe apenas um pólo formador de opinião, ela é formada e fragmentada na internet, através de discussões on-line, blogs e vídeos postados e comentador por qualquer pessoa.
   Assim se caracteriza a inteligência, nela todos tem a liberdade de informação e a liberdade de criação, a intelectualidade passa a ser acessível a todos e feita não apenas por um, mas por todos, juntos. Um bom exemplo é o caso da Wikipédia – uma enciclopédia virtual e aberta, onde cada um pode acrescentar mais informação sobre um assunto.


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