terça-feira, 26 de outubro de 2010

Primeira avaliação presencial da disciplina educação e cibercultura – Paula Hottum de Moraes

 

UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor: Marco Silva - Rio, 27/10/2010
Aluna: Paula Hottum De Moraes


1 - Caracterize os três princípios da cibercultura, segundo Lemos & Lévy.

  Segundo Lemos e Lévy os três principios básicos da cibercultura seriam a liberação da emissão, ou liberação da palavra , as vozes que antes eram reprimidas, agora se fazem ouvir através das tecnologias digitais.A conexão generalizada , tudo esta em rede, e tudo se comunica.Esta conctividade se amplia através do CC (Computador coletivo). E a reconfiguração de práticas em diversas esfera(social,cultural,econômica e política) a partir da web.
 Ainda sob a ótica dos autores esses principios serveriam para criar processos de aprendizagem e de produção, coletivos e participativos.


5- Caracterize a nova paisagem midiática definida por Lemos e Lévy Como “pós massiva”.
     
     A nova paisagem midiática definida por Lemos e Lévy como pós massiva, se caracteriza por inúmeros fatores.Um deles seria a possibilidadede produção de informação e conteúdo que se torna possível através da liberação da emissão.Se antes as funções massivas eram dirigidas para massas “sem forma” , e somente funcionavam como transmissoras de conteúdos, agora ,nesse novo contexto, a interação se torna possível, e a construção de conhecimento também. Através das redes telemáticas, quelquer um pode produzir e escolher que tipo de informação quer consumir. O produto é personaliazável em fluxos comunicacionais bi-direcionais (todos-todos) diferente do fluxo unidirecional( um-todos) das funções massivas.
 As midias pós massivas criam o que Chris Anderson(2006) chamou de longa cauda, ou seja, uma gama de informações através da rede.

08- Que é “inteligência coletiva” e como Lemos e Lévy situam esse conceito na cibercultura?

      Para os autores a inteligência coletiva se define por partilhar as funções cognitivas, como o aprendizado e a percepção. Lévy afirma que a inteligência coletiva só existe se houver cooperação e critica para trocar idéias e ter liberdade de confronto entre pensamentos opostos. Com essa junção, o autor acredita que é gerado o conhecimento.E seria o ciberespaço a principal fonte para a criação coletiva de idéias.Pois através da liberação do polo da emissão,um dos pincipios básicos da cibercultura, na cultura digital e o aumento da produção livre de conteúdos, geraria um vitalismo social e o crescimento da inteligência coletiva.

10- Articule “pedagogia do Parangolé”, cibercultura e o cenário comunicacional das salas de aula presenciais e online que você conhece.

O objetivo do Parangolé é dar ao público a chance de deixar de ser espectador para virar participante na atividade criadora. E é extamente isso que sua “pedagogia” propõe, que o indivíduo abandone o papel de mero ouvinte e se torne co-criador.
 Assim como o Parangolé, a Cibercultura nos mostra uma nova forma de transmissão , não mas baseada na recepção, mas sim na interação, na junção da recepção e da emissão, fundamentadas na co-autoria.Dando ao indivíduo a possibilidade de experimentar a criação, de descobrir pela participação.
  Através dos fundamentos da “pedagogia do Parangolé”, que se assemelham aos da cibercultura. Podemos nos remeter as salas de aula, onde essa perspectiva, se assumida pelos professores, tornariam as aulas, tanto presenciais como online,muito mais sedutoras e dinâmicas. Uma vez que, deixariam de utilizar modelos engessados de aprendizado, onde o aluno é apenas um espectador de conteúdos tranmitidos,  e passaria a considerar um modelo de ensino que priorize a colaboração e participação dos mesmos. Assim o aluno deixa de assistir a uma aula e passa a participar da mesma, criando e construindo a partir de um ponto de partida dado pelo professor. Professor esse que passa a ser o mediador na construção do conhecimento, oferecendo ao aluno situações, mas estimulando-o para  que ele próprio passe a conduzir suas explorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário